logo RCN

A arte de produzir mel

A cinza manhã de sexta-feira, 07 de novembro ameaçava mostrar o sol quando o destino era a localidade do Rio da Areia de Cima, no município de Bela vista do Toldo. Eram 09horas da manhã quando saí da

A cinza manhã de sexta-feira, 07 de novembro ameaçava mostrar o sol quando o destino era a localidade do Rio da Areia de Cima, no município de Bela vista do Toldo. Eram 09horas da manhã quando saí da redação do jornal para ir de encontro de um produtor de mel.

A ameaça de que o sol brilharia começou a se concretizar, próximo do meio dia chegamos a Residência do Sr. Leonardo Sassala, mais conhecido como Dinho. Fomos recebidos por sua esposa com simplicidade e a simpatia do campo da qual é peculiar.

Ela apontou onde estava seu marido e de encontro a ele nos destinamos. Com o suor no rosto do esforço que fazia ao construir a cerca de sua propriedade, abriu um largo sorriso e nos convidou a ir até sua casa para que contássemos alguns causos e também falar de sua produção de mel.

Em poucos instantes sua esposa nos serviu de um delicioso peixe frito, Dinho acendeu fogo na churrasqueira e sua alegria de receber as pessoas em sua residência transbordava.

O churrasco feito e degustado começamos nossa entrevista sobre a produção de mel.

Após fazer um curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR), Dinho percebeu que era um negócio rentável e iniciou devagar sua produção, mas sempre se atualizando.

?Estou com três anos de produção de mel e já tenho 60 caixas, pretendo aumentar o número de caixas a cada ano?, diz orgulhoso.

Mais algumas histórias, e explicou como se dá a captação das abelhas. ?A caixa é preparada com uma cera especial e colocada em um local com boa floração (árvores que tem fores para as abelhas buscar o pólem), e deixar que a abelha batedeira procura um lugar e em seguida atrai as outras para a caixa. Depois de retirado da caixa, é levado para a centrífuga a qual faz a retirada do mel do favo e devolvido inteiro na caixa para agilizar a produção?.

A partir do momento que as abelhas tomam conta completamente da caixa, se inicia a produção do mel, que se correr tudo bem por caixa pode produzir até 1500 quilos num período de três meses.

?O segredo do bom mel é estar sempre cuidando das caixas, das abelhas e muita dedicação?, ressalta o produtor.

O mel do Senhor Dinho Sassala está no valor de R$ 6,00 o quilo. Ele garante ?a procura pelo seu produto é muito grande, um grupo de pessoas de Florianópolis virem até aqui e quiseram comprar toda a produção?.

Segundo Dinho a previsão para a produção deste ano é muito boa, e uma novidade em suas caixas, vai ser colhido o própolis que serve como um excelente remédio.

A arte de produzir mel não apenas por conta das abelhas, o produtor tem que dedicar muito tempo e atenção ao seu produto, pois se na hora de colocá-lo na embalagem se a embalagem possuir um pouco de água, pode azedar o mel.

Depois das visitas até as caixas e de tudo explicado sobre sua produção voltou a contar suas aventuras e uma curiosidade, Dinho tem 18 cobras jararacas guardadas em um galpão, ele as alimenta e as solta de vez em quando para elas tomarem um solzinho.

O fim do dia chegou nos despedimos e voltamos a Canoinhas.

 

 

 

Anterior

Bons ventos para próxima Safra

Próximo

UnC Promove debate sobre transgênicos

Deixe seu comentário